.

Dúvidas frequentes

Não sou aluno

Como funciona a validação dos diplomas estrangeiros no Brasil?

A Lei no 9.394/96, em seu art. 48 § 2o, dispõe que as universidades pública que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação, revalidarão os diplomas expedidos por universidades estrangeiras, na forma em que estiver prevista e disciplinada em seu estatuto ou regimento, podendo ainda a instituição condicionar a revalidação ao cumprimento de adaptações regulamentares.

É necessário o exame proficiência do Espanhol?
Em que idioma os cursos são ministrados?

Os cursos são ministrados em espanhol, sendo que os professores têm ampla compreensão do português.

O que é o IUNIB?

O IUniB – Instituto Universitário Brasileiro – é uma instituição de ensino do mais alto nível que oferece, em parceria com renomadas instituições nacionais e internacionais, cursos de excelência: Pós-Graduação (Especialização), Pós-Graduação com acesso rápido ao Mestrado, Mestrado e Doutorado em diversas áreas.

Temos o compromisso de proporcionar aos nossos alunos uma formação sólida, permitindo-lhes melhorar sua posição no mercado de trabalho, seja como advogado, professor, servidor público ou qualquer outra atividade profissional.

Para isso, mantemos uma excelente estrutura física e virtual, além de um corpo docente do mais alto nível. Venha para o IUniB. Aqui, todos encontrarão o caminho para o sucesso.

Esperamos por você!

O que levar à aula?

É necessário levar o original da carteira de identidade emitida pela secretaria de segurança pública de seu estado, mesmo que você viaje com o passaporte, para apresentar na UNLZ que fará uma autenticação da cópia. Não servirá para este caso, CNH – Habilitação ou identidade de órgãos como OAB, CREA, CRM.

Também seus materiais para anotações. Ex:Papel, caderno, caneta, lápis e quem tiver Netbook ou Notebook, poderá usá-los na Faculdade em horário de aula, com concordância do professor, ou nos intervalos das aulas.

Onde as aulas são realizadas?

Em Buenos Aires, na Argentina. Calle Cerrito, 1250.

Onde o IUNIB está situado?

Belo Horizonte – Minas Gerais

Os Cursos de Mestrado e Doutorado são reconhecidos na Argentina?

Os Cursos estão devidamente reconhecidos dentro da legislação da Argentina pela Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria – CONEAU.

Os títulos têm validade no Brasil?

Nos últimos anos, a quantidade de oportunidades educacionais, aí incluídos os cursos de Pós-Graduação Strictu Sensu (Mestrado e Doutorado), fora do país, aumentou sensivelmente. O aperfeiçoamento e a qualificação profissional tornou-se, irrevogavelmente, necessária e basilar na formação acadêmica.

Especificamente dos cursos realizados nos Estados Partes do MERCOSUL – Mercado Comum do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), necessário salientar a existência de Tratados e Leis que, ratificam sua validade, pois foi uma decisão tomada por Chefes de Estados, objetivando não somente a integração comercial, bem como o crescimento das relações na área educacional.

Muitas tem sido as decisões dos Tribunais de Justiça no Brasil, que indicam essa condição, como base para reconhecimento dos cursos realizados nos Estados-Partes do Mercosul, ou seja, somente valerão se realizados e desenvolvidos para atividades de docência ou pesquisa. Em julho de 1999, a República Federativa do Brasil depositou o Instrumento de Ratificação do Acordo, entrando em vigor no País em 26/08/1999.

Todos os tratados e acordos internacionais que se incorporam regularmente ao Direito Interno, inserem-se no sistema jurídico brasileiro, no mesmo patamar e planos de validade em que se posicionam as Leis Ordinárias, havendo relação de paridade normativa entre estas e os Atos de Direito Internacional Público. Em última análise, estão somente abaixo, hierarquicamente, da Carta Política Brasileira.

O Acordo Internacional estabelecido entre os Estados Partes do MERCOSUL foi recepcionado e integrou-se à ordem Jurídica interna na mesma hierarquia da Lei de Diretrizes Básicas ( Lei nº 9.394/96 ). Não há conflito de normas, eis que a LDB é anterior ao Acordo Internacional em tela ( Dec 5.518/2005 ) e este deu nova redação ao art 48 § 3º da LDB.

Portanto, até mesmo em relação à norma específica que trata das Diretrizes básicas da Educação, percebe-se a eficácia do Acordo Internacional.

O desenvolvimento da Educação, juntamente com os acordos comerciais, são a base do MERCOSUL, incentivadas nos últimos anos pela maior quantidade de brasileiros tendo acesso ao ensino superior.

As Universidades Argentinas trazem em si, até mesmo na sua linha arquitetônica, traços significativos das mais renomadas Universidades Européias, grande parte em razão de sua colonização. A maioria delas são quase seculares e apresentam excelente estrutura, com corpo docente altamente qualificado e com bibliotecas compostas por milhares de exemplares e em diversas áreas do conhecimento humano.

Óbvio que temos no Brasil inúmeras Instituições de Excelente nível e que oferecem vagas para os Cursos de Mestrado e Doutorado, não só em Direito, mas em diversas áreas, contudo não conseguem suportar a demanda, cada vez mais crescente apresentada pelo mercado de trabalho, fomentado nos últimos anos. Assim, estamos diante de uma verdadeira transformação educacional e estar na vanguarda desse acontecimento pode e será diferencial imprescindível para qualificação profissional.

Preciso de uma declaração de matrícula para apresentar no meu trabalho, como consigo?

Faça requerimento através do site www.iunib.com/requerimentos ou envie email para joana@iunib.com requerendo a sua declaração. A solicitação será atendida em até 7 dias.

Qual é a média de gastos por período?

R$ 1500,00 a R$ 2000,00.

Qual é o investimento nos cursos?

Consulte-nos através do email comercial@iunib.com ou pelo telefone (31) 3298-0550

Qual o primeiro passo para matricula no Mestrado ou Doutorado?

Os interessados devem enviar a sua inscrição, através do site do IUNIB www.iunib.com esboçando a razão do seu interesse no curso, anexando Curriculum Vitae para análise. A resposta é dada em até 48 horas.

Os candidatos aprovados no processo de seleção devem apresentar os seguintes documentos, no 1º. Dia de aula na secretária:

• 2 fotos 3×4

• Cópia do curriculum vitae

• Cópia do comprovante de residência

• Cópia da identidade expedida por órgão de segurança pública

• Cópia autenticada do Diploma de Graduação.

• Histórico escolar.

Quando os programas terão início?

Doutorado: 15 a 26 de julho

Mestrado em Direito Processual Constitucional: 01 a 12 de julho

Mestrado em Criminologia: 15 a 26 de julho

Mestrado em Direito Ambiental: 15 a 26 de julho

Mestrado em Resolução de Conflitos: 15 a 26 de julho

Mestrado em Educação: 15 a 26 de julho

Quanto tempo de duração terão os programas ?

Dois anos para a parte acadêmica e até mais três anos para a defesa de tese, renováveis excepcionalmente por igual período.
O curso terá quatro módulos de aulas presenciais que acontecerão com intervalo de seis meses,. Após, cursar e ser aprovado em todas as disciplinas o candidato terá até três anos para desenvolver a tese e fazer a defesa.
A tese deverá ser escrita em espanhol, mas a defesa poderá ser feita em português

Se for reprovado em uma disciplina poderei cursá-la novamente?

Sim se for reprovado pode cursá-la novamente.

Aluno

Como faço para escolher o meu orientador?

A própria universidade indica o orientador, após aprovação do projeto, de acordo com a área de pesquisa

Como faço para saber se minhas notas foram publicadas?

UMSA: Acompanhe as suas notas, através da área do aluno MI UMSA, digite login e senha entregues no período das aulas. Caso não tenha o login e senha, envie email para posgrado@umsa.edu.ar e solicite o seu login e senha de acesso.

UNLZ: Através da secretaria de pós-graduação. Envie email para sec.posgrado@derecho.unlz.edu.ar .

Como pago a taxa de defesa de tese?

UMSA: Atraves dos dados abaixo:

Datos para transferencias del exterior

Deberá depositar S$U 50,00 por gastos bancarios

Museo Social Argentino

Banco Itau Buen Ayre S.A. – Sucursal Tribunales, Suc. 89.

SWIFT MT 100 O MT 103

Corresponsal: WACHOVIA BANK, NA. NEW YORK, U.S.A. ROUTING NUMBER: 026005092. SWIFT CODE: PNBPUS3NNYC. ACCOUNT NUMBER: 2000192261739. BENEFICIARY BANK: BANCO ITAU BUEN AYRE S.A., BUENOS AIRES, ARGENTINA. SWIFT CODE: ITAUARBA. BENEFICIARY NAME AND ACCOUNT: 02894051008 FUND. MUSEO SOCIAL ARGENTINO

 

Como publicar meu artigo na revista do IUNIB?

Envie o seu artigo para joana@iunib.com até o dia 05 de cada mês para publicação em nossa revista.

Entreguei o meu projeto, mas até hoje não obtive resposta, o que fazer?

O prazo para correção do projeto é de até 90 dias. Após esse prazo consulte a secretaria de pós-graduação.

Foi reprovado no projeto, e agora?

Será concedido prazo de 30 dias para apresentação de novo projeto.

Meu orientador não responde, o que fazer?

Envie email para joana@iunib.com, indicando o seu orientador. Entraremos em contato com o mesmo, através da universidade. Se necessário, haverá substituição de orientador.

Não posso ir no próximo módulo, o que devo fazer?

Envie requerimento solicitando trancamento do modulo para joana@iunib.com

Para onde envio o meu trabalho?

UMSA: Uma via impressa para a Secretaria de Posgrado da UMSA – Avenida Corrientes, 1723, C1042AAD – Buenos Aires – Argentina

UNLZ: por email para o professor da disciplina.

Perdi o prazo para entrega do projeto, o que devo fazer?

UMSA: Por cada ano vencido você deverá pagar o valor correspondente a 1 (uma) matrícula ( U$ 270,00 – valor em 2013), diretamente para a UMSA . Será concedido o prazo de mais um ano para entrega do projeto.

UNLZ: Envie email para joana@iunib.com, solicitando a prorrogação do prazo. Consultaremos a Universidade sobre a possibilidade e os custos.

Perdi o prazo para entregar o meu trabalho, o que devo fazer?

Caso o aluno não entregue o trabalho no prazo correto, ele é reprovado, devendo recursar a disciplina. Caso necessite, peça antes de vencer o prazo, uma prorrogação para entrega do trabalho. Geralmente se concedem mais 60 dias para entrega do trabalho.

Preciso de uma declaração para fins de imposto de renda, como consigo?

Faça requerimento através do site www.iunib.com/requerimentos ou envie email para joana@iunib.com requerendo a sua declaração. A solicitação será atendida em até 7 dias.

Qual é o prazo para apresentar o meu projeto de tese?

Após o lançamento da ultima nota, o aluno tem até 1(um) ano para apresentar o seu projeto de tese. Acompanhe o lançamento da sua nota, através da área do aluno.

Qual é o prazo para enviar o meu trabalho?

UMSA: 10 meses após cursar a disciplina

UNLZ: De acordo com a definição do professor em sala de aula.

Quero cursar o módulo que perdi, como faço?

Envie requerimento solicitando recuperação da disciplina perdida para joana@iunib.com

Tem alguma orientação para o projeto de tese?

UMSA: Existem as oficinas de teses que são ministradas no último módulo.

UNLZ: A disciplina de Metodologia é voltada para a orientação do projeto de tese.

Terminei o meu curso, como faço para apresentar o meu projeto de tese?

UMSA: Após o lançamento da ultima nota, o aluno tem até 1(um) ano para apresentar o seu projeto de tese. O projeto deve ser entregue em 2 vias juntamente com o comprovante de pagamento de 50% da taxa de defesa de tese.